Dentro do curso de podologia aprendemos que a podologia é uma ciência muito antiga, mas não era tão difundida como é hoje, tanto que o termo Podologia surgiu do Grego arcaico com prefixo Podos – pés e o sufixo Logos-estudo, tornando-se, então, podologia.
A podologia é a ciência que estuda e trata dos pés de forma geral, tanto estética quanto fisicamente. Assim, através do estudo científico e técnico dos pés, dá-se a terapia aplicada da podologia. Isso significa que a podologia também pode se aplicar em questões e áreas responsáveis por avaliar as dores, tensões, unhas encravadas e quaisquer danos e agressões sofridas pelos pés durante a vida. Quer dizer, não só vai avaliar essas dores, como também, tratar e amenizar esses tipos de sintomas ou desconfortos.
Os pés nos dão a capacidade locomover e são através deles que temos contato com vários lugares, temperaturas e sensações. Quase nunca damos à atenção devida a eles e os tratamos com o zelo necessário. Por isso, mesmo que não pareça, a podologia é uma ciência muito necessária.
A formação de um podólogo fornece direitos aos cuidados de várias formas de patologias, um podólogo é um profissional da saúde e não estética como muitos pensam. A podologia cuida da saúde física, não se refere apenas a tratamentos de beleza ou bem-estar.
Hoje o Brasil avançou muito na área da podologia. A atuação e os estudos de diversos profissionais do ramo trouxeram muitos benéficos às pessoas e a à saúde dos pés. Um profissional do ramo deve ser graduado em de nível superior, ou seja, existem sim o curso de podologia para ser feito. Até mesmo existem especializações, mestrados e doutorados.
Curso de podologia disponíveis no Brasil
A graduação em podologia no Brasil exige que o aluno passe em um processo seletivo como em qualquer outro curso superior. Depois de matriculado o aluno vai estudar durante três anos, tornando-se Bacharelado em podologia, caso, conclua o curso.
Em 2008, fora criado o primeiro curso de podologia em nível superior – Graduação tecnológica em podologia no Brasil. No entanto, em 1979, o Senac São Paulo ofereceu o primeiro curso de podologia do Brasil, chamado pedicuro, na ocasião.
Naquela época não havia curso de podologia reconhecido pelo MEC, um profissional pedicuro aprendia e repassava aos outros seus conhecimento. Porém, chegou um momento que o próprio mercado exigiu um certificado para cada profissional dessa área.
Como anda o mercado de trabalho na área da podologia?
O mercado de trabalho dessa área fora evoluindo e, com isso, diversas peculiaridades foram se consolidando. Dentre elas, a exigência da certificação após o curso de podologia. Antigamente, como já dissemos, isso não era exigido.
Também se teve que criar uma diferenciação de outras ocupações similares ou parecidas, como a pedicura, que é direcionada a estética, enquanto a podologia, foca somente na saúde;
Porém, todos os profissionais necessitam de uma constante atualização profissional para acompanhar o mercado que está cada vez mais e mais exigente e competitivo. Contudo, ainda existe uma demanda grande para o ramo da podologia, por isso, vale muito a pena investir nessa carreira.
Diversas agências particulares desse mercado procuram profissionais especializados em podologia e não os encontram. Um profissional desse ramo pode ter altos lucros ao trabalhar em uma clínica particular ou até mesmo de forma independente.
Antes, a podologia era tida como apenas tratamento de beleza ou estético. Mas, hoje, cada vez mais pessoas estão se conscientizando que a saúde dos és é importante.
Portanto, o mercado ainda pode crescer muito mais do que se imagina. Por isso, separamos uma série de cursos de podologia para todos os interessados a ingressar no mercado de trabalho. Confiram!
Quanto ganha um profissional de podologia?
Antes de tudo, precisamos ter a consciência de que todo profissional aumenta seus rendimentos de acordo com sua profissionalização. Por isso, quanto melhor for o curso que formou o profissional, melhor será o seu destaque e, consequentemente, o seu salário.
O nível hierárquico também pode contar na remuneração final de um profissional do ramo. Pois, profissionais com mais experiências podem ser chefes ou coordenar outros profissionais inexperientes ou que acabam de ingressar no mercado da podologia.
Enfim, a média salarial do podólogo varia de empresa contratante para empresa, mas tem como uma média base de R$1.500,00 a R$3.500,00 reais por mês.
Entretanto, esse limite pode ser facilmente superado, em virtude das condições e profissionalismo do podólogo. Bem como o cargo hierárquico ocupado dentro da empresa, como já dissemos acima.
Além disso, profissionais com clínicas próprias e especializadas podem faturar altos salários através da podologia.
Hoje o podólogo é um profissional bem requisitado no mercado de trabalho, tendo em vista a lei da oferta e da procura. O profissional pode ainda mais se valorizar e agregar conteúdo através dos cursos de especialização em podologia, e isso pode aumentar muito o salário dessas pessoas. Portanto, vale muito a pena estudar e ingressar nesse ramo.
O profissional em podologia pode também prestar serviços particulares para complementar sua renda. Visto que, se tornando requisitado pode trabalhar também como autônomo.
Quais são as exigências para se tornar um podólogo?
Segundo a legislação trabalhista da categoria, a Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania aprovou o Projeto de Lei 6042/05, que regulamenta a profissão de podólogo.
Contudo, ainda hoje existe uma flexibilização a regra para que, enquanto os profissionais de nível superior ainda forem poucos, profissionais técnicos possam atuar na área com menos restrições. Hoje não há um curso de podologia a distancia reconhecido pelo MEC, sendo os que pesquisamos são livres ou técnicos.
O profissional deve possuir um diploma de graduação ou de habilitação de técnico de nível médio em podologia. Tendo isso em mãos, a pessoa pode começar a exercer a profissão.
Por isso, essa é uma profissão ainda pouco difundida e se tornar um profissional do ramo ainda é muito fácil. Portanto, nãos perca essa oportunidade e faça logo o curso de podologia!
O profissional também deve ter e manter um registro nas secretarias de Saúde dos estados. Enfim, essas são as condições para o exercício da profissão de podólogo.
Cursos presenciais de Podologia pelo Senac SP
O Senac de São Paulo também oferece diversos cursos presenciais na área de Saúde e Bem-estar. Vale a pena conferir e ver a possibilidade de conseguir uma bolsa de estudos para fazer seu curso de podologia gratuito. Abaixo temos um vídeo com depoimento de uma ex-aluna do SENAC falando sobre sua experiência no ramo.
Veja a seguir os cursos oferecidos no SENAC SP, podemos citar:
Cursos Técnicos
- Especialização Técnica em Atendimento Podológico ao Portador de Diabetes Mellitus
- Técnico em Podologia
Cursos Livres
- Podologia Esportiva
- Podologia Geriátrica
- Reflexologia Podal
- Técnicas de Manicure e Pedicure
Curso de Podologia online com certificado, dicas:
Listamos para você alguns cursos de podologia à distância online com conteúdo de alta qualidade e certificados. Tais cursos podem ser feitos em casa e qualificam o aluno para atuar no mercado de trabalho.
Após a conclusão, todos os alunos estarão possibilitados a exercer a profissão e ganhar uma nova renda devido a esse mercado crescente. Além de receber, ao final do curso de podologia , o certificado de comprovação para atuar como podólogo.
Infelizmente, removemos alguns cursos online com certificado de nossa lista abaixo. Não sabemos da qualidade deles, por isso resolvemos adotar esta medida. Os cursos online apontados abaixo são Livres, há poucas exigências para fazê-los:
IPED – Instituto Politécnico de ensino à distância
O objetivo desse curso online é ensinar sobre as “práticas podógicas”, técnicas do trabalho, exemplos de alguns procedimentos. E também o trabalho e os limites do podólogo. Curso Online de Podologia. Ele não é gratuito.
Estácio – curso de podologia
O curso de podologia a distância online disponibilizado pela Estácio oferece aos alunos conhecimentos a cerca das principais patologias estudadas e tratadas dentro da área. Bem como materiais utilizados no gabinete, biossegurança necessária, etc. O curso também não é gratuito.
gostaria muito de iniciar o curso de podologia, gostaria de saber se tenho que pagar alguma taxa
gostaria muito de iniciar o curso de podologia mas não tenho experiencia.
Eu gostaria de trabalhar nessa área mas pra isso preciso adquirir conhecimento fazendo esse curso