Dominar o inglês é uma habilidade fundamental para se destacar atualmente. No entanto, muitas pessoas acham difícil estudar a língua sozinha. E, como estudar inglês sozinho em casa pela internet e de graça?
Atualmente, há uma série de ferramentas para ajudar você neste caminho. Dessa forma, o guia de Cursos online selecionou as melhores plataforma de ensino online para ajudá-lo a praticar o Inglês, Francês, Espanhol, Italiano ou até mesmo o Mandarim.
Parece que essa tarefa pode ser assustadora e solitária, mas não precisa ser assim. Neste guia completo para estudar inglês sozinho, vamos explorar diversas dicas, recursos e estratégias para ajudá-lo a se tornar um estudante independente.
Assim, combinando prática consistente e estratégias inteligentes, você pode aprender a língua mais rápida e eficientemente do que jamais imaginou. Aprender inglês em casa é bem mais fácil hoje em dia e não tem mais desculpas para não aprender uma outra língua.
Portanto, aprender novos idiomas é sempre bem vindo, ainda mais se podemos fazer isso a partir do nosso celular ou outros dispositivos, sem horários de aula ou, claro, sem o custo.
Por que estudar inglês sozinho é importante?
Aprender idioma é uma das habilidades mais valiosas que uma pessoa pode adquirir. O idioma é considerado a língua universal dos negócios, das viagens e da comunicação global.
Dessa forma, é possível se conectar com pessoas de todo o mundo, acessar conteúdos de estudo, de trabalho e ampliar seus horizontes de maneiras inimagináveis.
No entanto, estudar inglês sozinho pode parecer desanimador. Sem a estrutura de um curso formal, muitos estudantes têm dificuldade em manter a motivação e progredir em seus objetivos.
Mas, com as dicas e recursos certos, é possível transformar o aprendizado autônomo de inglês em uma jornada empolgante e enriquecedora.
Dicas para estudar inglês sozinho
Estudar sozinho pode parecer uma tarefa solitária, mas existem diversas estratégias que podem ajudá-lo a progredir em suas habilidades e manter a motivação em alta. Aqui estão algumas dicas valiosas para estudar inglês por conta própria:
- Estabeleça metas realistas: Antes de começar a estudar, defina objetivos claros e alcançáveis para a sua aprendizagem. Por isso, pode ajudá-lo a manter o foco e a progredir gradualmente.
- Crie uma rotina de estudo: Estudar regularmente é fundamental para progredir em qualquer área, e com o inglês não é diferente. Defina um horário diário ou semanal para estudar e crie uma rotina consistente.
- Use recursos variados: Há inúmeras opções de recursos para estudar inglês sozinho, como livros, podcasts, vídeos, jogos e aplicativos. Então, varie as fontes de estudo e encontre aquelas que funcionam melhor para você.
- Pratique a fala e a audição: Para dominar o idioma, é fundamental praticar tanto a fala quanto a audição. Ouça músicas, assista a filmes e séries na língua inglesa e pratique a conversação com amigos ou por meio de aplicativos de conversação.
- Mantenha-se motivado: Estudar inglês sozinho pode ser difícil, mas, também pode ser divertido e empolgante. Mantenha-se motivado celebrando suas conquistas e buscando oportunidades de prática.
Aplicativos para aprender inglês de graça
Recomendamos os seguintes aplicativos para aprender como estudar em casa.
Wlingua: Aplicativo completo para aprender inglês sozinho
Se você está procurando por um aplicativo completo para aprender inglês sozinho, o Wlingua pode ser uma excelente opção para você.
Dessa forma, com uma interface fácil de usar e recursos variados, esse App oferece lições estruturadas em diferentes níveis, desde iniciante até avançado, que ajudam aprender vocabulário, gramática e pronúncia de forma progressiva e eficiente.
Além disso, o Wlingua também inclui recursos de conversação, que permitem que você pratique suas habilidades de fala e audição com falantes nativos.
Este aplicativo se torna perfeito para quem deseja estudar inglês sozinho de forma autônoma, mas, com recursos digitais. A seguir os pontos positivos e negativo da aplicação.
Prós:
- Lições bem estruturadas e progressão clara;
- Exercícios interativos e desafiantes;
- Aulas de gramática e pronúncia bem detalhadas;
Contras:
- Algumas funções avançadas só estão disponíveis na versão paga;
- Poucas oportunidades para interagir com falantes nativos;
Vale ressaltar que o Wlingua dá a você um período para testar o sistema deles. Assim, se você gostar e ver que vale a pena continuar com o resto do curso vá em frente. Assine algum plano que eles oferecem para ter acesso a todos os recursos disponíveis.
Duolingo: Aprendizagem gamificada para aprender inglês sozinho
O Duolingo é um aplicativo gratuito que oferece cursos de inglês, espanhol, italiano, francês, alemão, português e outros idiomas. Pois, foi projetado para ser divertido e envolvente, usando jogos e atividades para ajudar os usuários a aprender novas palavras e estruturas gramaticais.
Com lições em diferentes níveis, este aplicativo permite estudar inglês sozinho no seu próprio ritmo e se adapte às suas necessidades.
Além disso, o Duolingo também inclui recursos de conversação, que ajudam você a praticar suas habilidades de fala e audição com falantes nativos.
Com sua abordagem de aprendizagem gamificada, o App é ideal para quem busca uma experiência de aprendizado de inglês autônoma, mas com um toque de diversão e interatividade. Veja os pontos positivos e negativo da aplicação.
Prós:
- Interface amigável e fácil de usar;
- Jogo de gamificação divertido e envolvente;
- Possibilidade de praticar as habilidades de escrita, leitura, audição e fala;
Contras:
- Pode ser limitado em termos de gramática e vocabulário;
- Poucas oportunidades para interagir com falantes nativos;
Leia também:
- Como aprender inglês sozinho – Melhor forma de aprender
- Inglês sem fronteiras governo federal com certificado
- Passo a passo para aprender língua inglesa grátis
- Curso de inglês online grátis, quais melhores?
Babbel: Aulas personalizadas e conversas com falantes nativos
O Babbel refere-se a um aplicativo de aprendizado de idiomas que oferece cursos em idiomas como espanhol, italiano, francês, alemão, além da língua inglesa.
Esse, usa uma abordagem personalizada, adaptando as lições de acordo com o seu nível de conhecimento e objetivos de aprendizado.
Dessa forma, a plataforma de ensino online oferece uma variedade de recursos, como lições interativas, exercícios de pronúncia e conversas com falantes nativos, para ajudá-lo a desenvolver suas habilidades de leitura, escrita, audição e fala em inglês.
Portanto, com sua abordagem personalizada e recursos variados, o Babbel é uma excelente opção para quem deseja estudar inglês sozinho e melhorar suas habilidades de comunicação.
Prós:
- Abordagem personalizada adaptada ao seu nível e objetivos de aprendizado;
- Conversas com falantes nativos para aprimorar suas habilidades de fala;
- Uma variedade de recursos, incluindo lições interativas e exercícios de pronúncia;
Contras:
- Algumas funções avançadas só estão disponíveis na versão paga;
- Pode ser um pouco caro em comparação com outros aplicativos similares;
Se o seu objetivo é estudar inglês sozinho e aprender um novo vocabulário de forma eficaz, então Babbel pode tornar-se uma opção boa para você!
Busuu: Aprenda com a ajuda de uma comunidade global de aprendizado
O Busuu refere-se também a um aplicativo de aprendizado que oferece cursos em diferentes idiomas.
Por isso, se destaca pela sua abordagem de aprendizagem social, que permite que você se conecte com uma comunidade global de aprendizado e pratique suas habilidades de escrita, leitura, audição e fala com falantes nativos.
Ainda mais, o aplicativo também oferece lições estruturadas em diferentes níveis, exercícios interativos e feedback personalizado para ajudá-lo a progredir em seus objetivos de aprendizado.
Portanto, com sua abordagem de aprendizagem social e recursos variados, o Busuu é uma excelente opção para quem deseja estudar inglês sozinho e fazer parte de uma comunidade de aprendizado global.
Prós:
- Abordagem de aprendizagem social e comunidade global de aprendizado;
- Feedback personalizado e exercícios interativos;
- Oportunidades para praticar as habilidades de escrita, leitura, audição e fala com falantes nativos;
Contras:
- Algumas funções avançadas só estão disponíveis na versão paga;
- A interface pode ser um pouco confusa em comparação com outros aplicativos;
Considerações
Aprender estudar inglês sozinho através de um aplicativo é possível, ou pelo menos, de acordo com os serviços das aplicações que citamos acima.
Entretanto, sua eficácia é muitas vezes questionada se for compara com o ensino tradicional.
O ensino tradicional está mudando e cada vez mais tecnologias digitais estão sendo usados como auxilio, especialmente, em aulas de idiomas onde a pronúncia é um fator muito importante.
O ensino à distância (EAD) e a autoaprendizagem não são novos conceitos e assim, nesse sentido, estes aplicativos podem ser bons aliados aos alunos.
Portanto, as novas tecnologias permitem enormes funcionalidades aos seus usuários, de fazer negócios através da Internet para estudar inglês sozinho e aprender novas línguas.
Os celulares com Android e IOS, graças às suas aplicações, veem permitindo que os usuários aprendam qualquer língua e em quaisquer lugares.
Enfim, este são as nossas dicas para estudar e aprender outras línguas.
Mas, como sempre recomendamos que você tente vários aplicativos e escolha aquele que melhor atenda às suas necessidades. Estudar inglês sozinho pela internet de graça está bem mais fácil não acham?
EXCELENTES DICAS